Biblioteca

Apresentação

A Biblioteca oferece suporte informacional ao ensino, pesquisa e extensão, no seu âmbito de atuação, e serve de instrumento para o processo de educação permanente. Sua infraestrutura física atende às necessidades institucionais nos aspectos dimensão, limpeza, iluminação, ventilação, segurança, manutenção e conservação, assim como acessibilidade aos usuários portadores de necessidades especiais. Todas as instalações para o acervo, ambientes de estudos individuais e em grupo, espaço para técnicos administrativos, foram dispostas visando ao cumprimento qualitativo de seu projeto pedagógico

 

Formas de atualização e expansão do acervo

O processo de expansão e atualização da coleção bibliográfica da Univaço utiliza de maneira racional os recursos destinados a este fim e atende às especificidades do projeto pedagógico institucional. A Instituição apresenta, em seu orçamento anual, uma reserva técnica semestral destinada à aquisição de títulos - incluídas as assinaturas de Base de Dados especializada e outras publicações. Essas aquisições são efetuadas atendendo recomendações dos professores de cada disciplina, tendo como base a sustentação curricular de seus cursos. Essa importância cobre também recursos de interligação teleinformatizada e tudo que caracterize um moderno e eficiente processo informativo disponível para os seus usuários. Foi elaborado o Plano de Expansão e Atualização do Acervo (PEAA), no qual estão definidas as políticas que norteiam sua evolução.

 

Nível de informatização da Biblioteca

Todo o sistema de consulta, empréstimo e catalogação do acervo da Biblioteca encontra-se informatizado a partir do sistema TOTVS (RM Gestão Bibliotecária), desde a circulação (empréstimo, devolução, reservas), incluindo a catalogação e controle de registros de todos os tipos de materiais que compõem o acervo. A consulta ao catálogo da Biblioteca é disponibilizada em seus terminais. A partir do sistema adotado é possível controlar todo o fluxo de serviços e o acervo. O RM Gestão Bibliotecária tem por finalidade armazenar e processar informações de documentos e materiais bibliográficos. Nesse sentido, auxilia usuários e profissionais da área quanto à verificação de obras que tratam de algum assunto específico, catalogação e classificação de obras e impressão de etiquetas. Possibilita, ainda, a impressão de diversos relatórios para suporte e auxílio a usuários. O módulo empréstimo permite ao responsável pela Biblioteca controlar o fluxo dessa rotina, saber quantos livros foram emprestados e a previsão de devolução.

 Os equipamentos de informática também são disponibilizados aos alunos no Laboratório de Informática, que funciona como extensão da Biblioteca, onde os discentes realizam pesquisas e trabalhos acadêmicos por meio da internet. Os terminais também podem ser usados como ponto de acesso ao portal da EBSCO e Dynamed Plus, e a plataforma digital de livros “Minha Biblioteca”, formada por diversas editoras do Brasil.

A Biblioteca funciona de segunda a sábado, de acordo com o calendário acadêmico da Univaço, nos seguintes horários:

Segunda a quinta – 7h às 21h

Sexta-feira - 7h às 20h

Sábado – 7h às 11h

O atendimento automatizado é realizado de segunda a quinta-feira até as 20h45, na sexta-feira até 19h45 e aos sábados até as 10h45.

 

ACERVO

O acervo da Biblioteca é composto de livros, periódicos, monografias, obras de referência, normas técnicas, DVDs e CD-ROM. O Plano de Expansão e Atualização do Acervo (PEAA) constitui-se de documento que estabelece parâmetros para orientar a seleção e o desenvolvimento da coleção, por meio da definição de seus objetivos, da especificação dos critérios a serem avaliados na tomada de decisão, de descrições com fins de delineamento de todos os aspectos pertinentes a esse tema e das diretrizes para a composição e trabalho prático do Comitê Assessor de Biblioteca (CAB).

Quadro demonstrativo do acervo