Retorno das Atividades Práticas Presenciais


Aviso à comunidade acadêmica

A pandemia do Covid-19 levou todas as instituições de ensino do país e do mundo ou à suspensão das suas atividades ou a uma rápida reformulação nos seus procedimentos e ferramentas de ensino, a fim de que os alunos não perdessem o período letivo em andamento. Foi este o caso da UNIVAÇO e de todas as Unidades pertencentes do Grupo Afya: remodelamos rapidamente nossos processos, capacitamos o pessoal docente e técnico-administrativo e demos continuidade às nossas atividades acadêmicas utilizando o REAR – Regime Especial de Aprendizagem Remota.  

Agora, a partir do dia 31 de agosto, retornaremos aos nossos trabalhos dentro do tão falado “novo normal” para o período pós-pandemia, aproveitando muito do que aprendemos com o REAR e aprimorando ainda mais as nossas técnicas. Essa retomada está configurada de maneira que as atividades teóricas tenham um formato, as atividades práticas um outro formato (presencial), e o conjunto das duas proporcione um ganho para os nossos alunos, ao mesmo tempo seguindo as normas de segurança e saúde e garantindo o máximo de qualidade e eficiência acadêmica possível neste momento tão diferenciado da história do século atual.  

Diante disso, apresentamos uma nova metodologia de retomada das atividades que estamos denominando REAR > HÍBRIDO, elaborada após várias reuniões, discussões e estudos, à luz das melhores teorias e práticas traçadas para o ensino superior em condições de vulnerabilidade social. Paralelamente a todo esse estudo, procuramos envolver essa metodologia também com um toque de humanização e acolhimento, como sempre procuramos trabalhar dentro da família UNIVAÇO.  

Um passo importante para que a nossa volta aos espaços da UNIVAÇO ocorra de forma segura e gradual é a apropriação do Protocolo de Retorno às Atividades Práticas Presenciais.  

O documento foi construído pelo Comitê de Crise COVID19 da UNIVAÇO com base em orientações divulgadas por organismos internacionais, nas normativas nacionais, no contexto regional, seguindo as orientações das autoridades de saúde e baseado no Protocolo do Grupo Afya. Trata-se de um documento vivo, sujeito a adequações devido à variabilidade da situação que nos encontramos. Nele você encontrará informações sobre os diferentes setores institucionais.  

Importante: Os alunos que não se sentirem seguros e confortáveis com as atividades práticas presenciais, por participarem de grupo de risco ou terem familiares nesta condição, poderão optar por não retornarem neste momento. É necessário manifestação junto a direção e/ou coordenação para que a instituição busque uma alternativa para estes alunos.   

Esperamos nos encontrar em breve, com saúde e energia para os próximos passos dessa caminhada! Afinal o mundo mudou e a UNIVAÇO não parou, por você!  

A Diretoria Geral

 

Protocolo de Retorno às Aulas Atividades Práticas - Univaço