Responsabilidade Social

Cidadania e solidariedade são conceitos que também se aprendem e se colocam em prática na Univaço. Por meio de seus programas a Instituição tem o compromisso de promover o bem-estar dos seus públicos, interno e externo, e ações de relevância social. É reconhecida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) como Instituição Socialmente Responsável. Título conquistado após participar de mais uma edição da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, que celebra o Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular - iniciativa desenvolvida pela ABMES.

 

 

Programas

 

Programa de Recepção e Integração de Ingressantes (PRINT) – Inclui recepção, acolhida e fornecimento de informações aos alunos que ingressam na Univaço. Constam neste programa a apresentação da Instituição e do município, a Aula Inaugural, Gincana Solidária e o Programa Trote Cidadão.

 

Programa Trote Cidadão – É responsável por realizar ações voluntárias nas áreas de educação, saúde, cultura e meio ambiente, entre outras, voltadas à comunidade e/ou entidades sociais de Ipatinga e região, com o intuito de informar, alertar e mobilizar. A cada edição é escolhido um tema para os calouros da Instituição desenvolverem junto a alunos veteranos e a um órgão público responsável pelo tema escolhido.

 

Gincana Solidária – Estimula alunos a arrecadarem doações, predeterminadas, para instituições sociais da região do Vale do Aço. A cada edição uma nova entidade é escolhida, assim como o produto a ser arrecadado.

 

NAPA - Núcleo de Acessibilidade Pedagógica e Atitudinal É responsável por garantir o direito de acessibilidade pedagógica e atitudinal nos ambientes acadêmicos, para toda a comunidade. Além de promover a conscientização da acessibilidade atitudinal por meio da realização de eventos, o NAPA convida profissionais especialistas no assunto para discutir e gerar reflexões críticas sobre a condição humana e sua diversidade, propondo uma educação cada vez mais inclusiva, para potencializar a capacidade de cada indivíduo dentro e fora do ambiente acadêmico.

Programa de Desenvolvimento de Extensão – Estimula docentes e discentes a desenvolver programas/projetos de extensão que, em sua maioria, beneficiam entidades sociais da região e toda a comunidade. Um dos projetos, “Aspectos Informativos com Foco no Usuário da APAE”, por exemplo, promove a sociabilização, desenvolvimento e inclusão do usuário na sociedade por meio de apresentações, debates, atividades lúdicas e ações. Esse projeto leva informação para o ciclo familiar dos usuários e para os funcionários da instituição. Além de contribuir no desenvolvimento pessoal e técnico do aluno participante do projeto.

 

Visitas

A Instituição recebe, periodicamente, visitas de alunos de escolas da região e pessoas, de diversas localidades, interessadas em conhecer a Univaço. Essa iniciativa aproxima e estreita a relação da Instituição com a comunidade.

 

Campanhas

A comunicação certa para o público certo é um princípio da Univaço. Nesse sentido, buscamos um contato direto com o nosso público-alvo evidenciando campanhas importantes da área da saúde e educação em nossos canais de comunicação.

Setembro Amarelo

Todos os anos a Instituição se mobiliza para promover eventos para seu público interno e externo, a fim de alertar sobre a prevenção do suicídio. Durante o mês, toda a comunicação visual da Instituição é voltada para a cor da campanha. Além de disponibilizar informações sobre o tema em seus canais de comunicação.

Outubro Rosa

Na Univaço a campanha atua com seu público interno e externo na importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, fatores de risco e prevenção. Além de realizar exames de toque e mamografias no Ambulatório da Instituição.

Conscientização da Tuberculose

Esta campanha faz parte do calendário da Univaço, informa sobre a importância de prevenir e tratar a tuberculose.

 Ações

Cartinha para o Papai Noel

Todo Natal a Instituição mobiliza seus colaboradores, professores e alunos para realizarem os desejos de crianças e adolescentes de instituições sociais da região do Vale do Aço. A cada edição uma entidade é escolhida para a Univaço receber cartas com pedidos ao Papai Noel.

Roda do Riso

O projeto, formado por alunos de períodos diferentes, é responsável por promover um dia de atividades educativas, alegres e descontraídas para crianças e adolescentes de instituições na região do Vale do Aço. Além de proporcionar momentos agradáveis, o projeto visa melhorar as habilidades interpessoais dos alunos participantes.

 

Parcerias

A Univaço apoia campanhas e ações realizadas por entidades parceiras. O bom diálogo com o poder público permite, por exemplo, aos alunos da Instituição realizarem atividades práticas nas Unidades Básicas de Saúde de Ipatinga, desde o início do curso. Além de vivenciar o dia a dia dos órgãos públicos da cidade.

 

Eventos

Por meio de palestras, encontros, seminários, entre outros, a Univaço proporciona a seus colaboradores, professores, alunos e comunidade discussões, debates e reflexões críticas sobre temas relevantes, atuais e polêmicos de um determinado campo de atuação e destaca o que precisa ser melhorado, propondo soluções.