NAEPS

Núcleo de Assessoramento em Educação Permanente em Saúde

 

O que é Educação Permanente em Saúde – EPS?

Segundo Roschke (1994), Educação Permanente em Saúde (EPS) pode ser concebida como a aprendizagem no trabalho, onde aprender e ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e ao trabalho. Educar permanentemente é uma diretriz qualificadora da gestão de equipes e de serviços, em qualquer espaço onde o trabalho em saúde se realize (Celeste, T., 2003).


O papel do NAEPS

Ciente de seu compromisso com o desenvolvimento do setor de saúde na região do Vale do Aço e do Leste de Minas Gerais, a Faculdade de Medicina do Vale do Aço / Instituto Metropolitano de Ensino Superior entende como de fundamental importância a sua participação no processo de Educação Permanente em Saúde dos profissionais da referida região.


Claro está que uma instituição que busca sintonizar-se com as necessidades do setor saúde necessita incorporar não somente os saberes, mas também os referenciais práticos do “fazer saúde”, de forma que possa se colocar como parceira no enfrentamento dos desafios colocados para o setor.


Neste sentido, não somente a contribuição teórica, mas também a formulação, o desenvolvimento e a testagem de ferramentas passam a se constituir em elementos fortalecedores do sistema, num processo de dupla via, de forma a consolidar, na prática, a integração ensino-serviço-comunidade.

 

Certamente, a articulação entre serviço e academia reforça este que constitui o mais forte indicador de avanço das instituições encarregadas do “pensar e do fazer saúde”.

 

ATIVIDADES INSTITUCIONAIS ACOMPANHADAS PELOS NAEPS

* Atividades Complementares de Graduação;

* Estágios Extracurriculares;

* Ligas Acadêmicas;

* Evento Acadêmico "Encontro das Ligas Acadêmicas". 

Downloads