Estrutura

A Univaço está instalada, em sede própria, na Rua João Patrício de Araújo nº 179, no Bairro Veneza I, Ipatinga – MG, e disponibiliza espaços adequados à prática educativa condizente com os princípios da confortabilidade, acessibilidade e ergonomia para o desenvolvimento dos cursos oferecidos. Sua estrutura física abriga espaços para as atividades administrativas, área de convivência, área para a oferta de serviços e infraestrutura de alimentação. Dispõe, ainda, de ambulatório próprio, unidades ambulatoriais e áreas hospitalares conveniadas, instaladas na Região Metropolitana do Vale do Aço e em Belo Horizonte.

 

 

Salas de aula: Possui 11 salas climatizadas e equipadas com datashow, computador, sistema de sonorização, wi-fi, quadro branco e carteiras universitárias estofadas. Tem, ainda, salas de metodologias ativas, equipadas com mesas redondas e cadeiras estofadas.

 

Central de Atendimento ao Aluno: Possui ambiente climatizado, armários de MDF, nove estações de trabalho, cadeiras de digitador, impressora, scanner, computadores e periféricos, apoio para pés e aparelhos telefônicos. Sistema informatizado e integrado TOTVS. A parte externa, que atende aos alunos, conta com bancada de MDF com quatro cabines, quatro cadeiras de digitador, quatro confortáveis cadeiras para atendimento, scanner Duplex Color, protocolador, aparelho telefônico, computadores e periféricos.

 

Central Administrativa: Ambiente climatizado, dotado de balcão e arquivos de MDF, quadro para avisos, cinco mesas de trabalho, cinco cadeiras para digitador, aparelhos telefônicos, apoio para pés, impressora, computadores e periféricos. Sistema informatizado e integrado TOTVS.

 

Recepção: Ambiente climatizado, dotado de balcão em MDF, Pabx, radiocomunicador, cortina de ar, central de alarme, computador e periféricos.

 

Sala para os Professores: Ambiente climatizado, equipado com confortáveis mesas e cadeiras. Possui frigobar, escaninhos individuais, antena de wi-fi, bancadas de granito, purificador de água, banheiros masculino e feminino, computadores e periféricos, scanner e copiadora acessíveis por senha individualizada. Possui ainda área de descanso com sofá e duas cadeiras elétricas de massagem.

 

Sala de Reuniões: Ambiente climatizado, equipado com mesa de reuniões com 13 confortáveis cadeiras, frigobar, armários, sistema completo para videoconferência.

 

Gabinetes de Trabalho para docentes em T.I.: Espaço individualizado para todos os professores contratados em regime de Tempo Integral, com mesa, computador, periféricos, cadeiras confortáveis, telefone e wi-fi.

 

Diretoria Geral: Ambiente climatizado, equipado com confortáveis cadeiras, mesas, computador, impressora, scanner e periféricos. Mesa redonda para reunião com quatro confortáveis cadeiras.

 

Sala da Coordenação de Ensino: Ambiente climatizado, equipado com confortáveis mesas, cadeiras, computador e periféricos. Mesa redonda para reunião com quatro confortáveis cadeiras.

 

Sala da Coordenação de Curso: Ambiente climatizado, equipado com confortáveis mesas, cadeiras, computador, impressora e periféricos. Mesa redonda para reunião com quatro confortáveis cadeiras.

 

Sala das Coordenações de Pesquisa e de Extensão: Ambiente climatizado, equipado com confortáveis mesas, cadeiras, computadores e periféricos.

 

Sala da Coordenação de Apoio Psicopedagógico: Ambiente climatizado, equipado com confortáveis mesas, cadeiras, computador e periféricos. Mesa redonda para reunião com quatro confortáveis cadeiras.

 

Sala da Coordenação de TCC: Ambiente climatizado, equipado com confortáveis mesas, cadeiras, computador e periféricos. 

 

Auditórios

Auditório I é climatizado e equipado com datashow, computador, sistema completo de sonorização, wi-fi, 140 cadeiras estofadas com pranchetas fixas, palco com mesa fixa de granito. Espaço reservado para cadeirantes.

 

Auditório II é climatizado e equipado com datashow, computador, cabine de sonorização e projeção, tela elétrica de projeção de 180 polegadas, wi-fi. Possui 237 poltronas estofadas de couro com pranchetas escamoteáveis, assentos preferenciais, espaço para cadeirantes, além de banheiros masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais. Paredes com revestimento acústico e assentos distribuídos entre plateia e balcão. Espaço reservado para cadeirantes.

 

 

Condição de acesso aos portadores de necessidades especiais

A Univaço investe permanentemente em melhorias em sua infraestrutura, por meio de ações propostas pela comissão local específica, buscando sempre atender aos requisitos de acessibilidade e inclusão, em observância à legislação vigente. As dependências são de fácil acesso, com rampas e elevadores, piso tátil em toda a sua extensão, placas de sinalização em braile nos ambientes e nos corrimões das escadas, banheiros adaptados, balcões de atendimento acessíveis, espaços reservados para cadeirantes nas salas, auditórios e laboratórios, garantindo aos portadores de necessidades especiais total acesso aos espaços de uso coletivo.

 

Além disso, a faculdade conta com outros recursos de acessibilidade, como computadores com teclados e programas específicos para cegos e deficientes auditivos, tanto nos laboratórios de Informática quanto na Biblioteca, e as salas de aula possuem carteiras para canhotos e pessoas com sobrepeso. Desta forma, a Instituição busca cumprir o seu papel de inclusão das pessoas com deficiência na perspectiva da acessibilidade e equidade, princípios colaboradores da concretização da integridade do sujeito.

 

Laboratórios

São locus de atividades de ensino e de iniciação científica sobre a saúde que permitem o desenvolvimento dos alunos em termos de informações, habilidades e de uso dos instrumentos necessários para uma prática médica. Sendo eles: Laboratório de Anatomia Médica; Laboratório Multidisciplinar III (Microbiologia, Parasitologia, Patologia, Bases Anatomofuncionais das Doenças, Histologia, Biologia Celular e Molecular e Desenvolvimento Humano); Laboratório Multidisciplinar IV (Farmacologia Básica e Clínica, Fisiologia Médica, Imunologia e Bioquímica); Laboratório de Técnicas Cirúrgicas e de Informática.

 

A estrutura dos laboratórios garante o acesso de alunos e professores às suas instalações, com segurança e condições ideais de trabalho, contando com serviço de assessoria prestado por técnicos e monitores, que acompanham e esclarecem as dúvidas dos usuários com relação à execução de suas atividades.

Nesses espaços o aluno aprimora seus conhecimentos práticos em consonância com a teoria aprendida por meio de disciplinas teóricas específicas da estrutura curricular do curso.

 

Centro de Habilidades e Simulação Realística – Possui quatro salas de simulações, uma de habilidades, seis consultórios médicos simulados, além de salas de controle para a avaliação dos professores. A estrutura de 400 m2 conta com equipamentos modernos e peças que reproduzem as respostas fisiológicas do corpo humano para a representação de diversos atendimentos nas áreas de pediatria, obstetrícia, adulto e terapia intensiva. O Centro proporciona aos discentes um ambiente propício para a aquisição de conhecimentos, treino de habilidades, resolução de situações-problema, desenvolvimento de competências e atitudes baseadas nos preceitos da bioética.

 

 

Recursos tecnológicos disponíveis

O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo ensino-aprendizagem reflete uma nova forma de expressão do pensamento e interação, bem como a incorporação desses recursos à educação. Sua aplicação é objeto de investigação não apenas como um meio para ensinar conteúdos específicos de disciplinas, mas principalmente pelos processos cognitivos, sociais e científicos que suscita.

 

Dessa forma, a Instituição propõe um trabalho baseado na construção de um conhecimento holístico da realidade e desenvolve um contínuo processo de melhoria da sua infraestrutura, com o objetivo de oferecer laboratórios bem equipados e de alta qualidade, equipamentos compatíveis com a boa qualificação de seu alunado, aparelhagem que proporcione atividades de ensino, pesquisa e extensão de destaque na região. Tudo isso em consonância com o perfil de formação dos cursos oferecidos pela Univaço, potencializando a interdisciplinaridade em busca de um conhecimento prático e científico.

 

Objetivando a melhoria das metodologias de ensino utilizadas em seus espaços e ambientes, a faculdade busca agregar maior conhecimento e tornar o dia a dia das aulas mais dinâmico, além de proporcionar uma quebra do paradigma professor-aluno, favorecendo a complementação desses personagens que, cada vez mais, aprendem juntos na dinamicidade e velocidade da construção do conhecimento, em tempos contemporâneos.

 

Nesse contexto, a Instituição instalou uma moderna sala invertida, para aplicação de Metodologias Ativas de Aprendizagem. O espaço apresenta um design diferenciado, com mesas redondas, cadeiras giratórias, seis projetores multimídia e tecnologia de rede sem fio (wireless) exclusiva, completo sistema de sonorização, com o objetivo de estimular o aluno a construir seu conhecimento por meio da avaliação da informação disponível, sendo o professor o responsável pela orientação adequada, pelo acompanhamento e estímulo constante ao aprendizado de qualidade.

 

Além dos ambientes supracitados, a Instituição dispõe de terminais devidamente equipados na Biblioteca, para utilização dos discentes em pesquisas técnico-científicas, consulta ao acervo e acesso às bases de dados. A Univaço disponibiliza, também, totens para acesso digital distribuídos em seus saguões, para utilização livre dos discentes, incluindo o uso para acesso ao sistema TOTVS (consultas de notas, frequências etc.).

 

No Setor Administrativo está disponível um terminal equipado com computador e impressora, para dar suporte aos discentes no acesso a sítios do Governo Federal, como FIES e PROUNI, bem como no controle da sua vida financeira com a Instituição. A faculdade disponibiliza pontos para carregamento de energia para vários tipos de equipamentos eletrônicos, como computadores pessoais, tablets, smartphones, em todas as salas de aula e áreas de convivência.

 

Os pavilhões são cobertos pela tecnologia de rede sem fio (wireless), que permitem a conexão de dispositivos eletrônicos sem o uso de cabos. A rede sem fio pode ser acessada por toda a comunidade acadêmica de forma livre, e à qual podem-se conectar notebooks, smartphones e similares.

 

 

Biblioteca

A Biblioteca oferece suporte informacional ao ensino, pesquisa e extensão, no seu âmbito de atuação, e serve de instrumento para o processo de educação permanente.  Sua infraestrutura física atende às necessidades institucionais nos aspectos dimensão, limpeza, iluminação, ventilação, segurança, manutenção e conservação, assim como acessibilidade aos usuários portadores de necessidades especiais. Todas as instalações para o acervo, ambientes de estudos individuais e em grupo, espaço para técnicos administrativos, foram dispostas visando ao cumprimento qualitativo de seu projeto pedagógico