Estrutura

ESTRUTURA

 

 A Univaço está instalada, em sede própria, na Rua João Patrício de Araújo nº 179, no Bairro Veneza I, Ipatinga – MG, e disponibiliza espaços adequados à prática educativa condizente com os princípios da confortabilidade, acessibilidade e ergonomia para o desenvolvimento dos cursos oferecidos. Sua estrutura física abriga espaços para as atividades administrativas, área de convivência, área para a oferta de serviços e infraestrutura de alimentação. Dispõe, ainda, de ambulatório próprio, unidades ambulatoriais e áreas hospitalares conveniadas, instaladas na Região Metropolitana do Vale do Aço e em Belo Horizonte.    

 Investe permanentemente em melhorias em sua infraestrutura, por meio de ações propostas pela comissão local específica, buscando sempre atender aos requisitos de acessibilidade e inclusão, em observância à legislação vigente. As dependências são de fácil acesso, com rampas e elevadores, piso tátil em toda a sua extensão, placas de sinalização em braile nos ambientes e nos corrimões das escadas, banheiros adaptados, balcões de atendimento acessíveis, espaços reservados para cadeirantes nas salas, auditórios e laboratórios, garantindo aos portadores de necessidades especiais total acesso aos espaços de uso coletivo.   Além disso, a faculdade conta com outros recursos de acessibilidade, como computadores com teclados e programas específicos para cegos e deficientes auditivos, tanto nos laboratórios de Informática quanto na Biblioteca, e as salas de aula possuem carteiras para canhotos e pessoas com sobrepeso. Desta forma, a Instituição busca cumprir o seu papel de inclusão das pessoas com deficiência na perspectiva da acessibilidade e equidade, princípios colaboradores da concretização da integridade do sujeito.  

   

SALAS DE AULA

Possui 11 salas climatizadas e equipadas com datashow, computador, sistema de sonorização, wi-fi, quadro branco e carteiras universitárias estofadas. Tem, ainda, salas de metodologias ativas, equipadas com mesas redondas e cadeiras estofadas.

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO ALUNO

Possui ambiente climatizado, armários de MDF, nove estações de trabalho, cadeiras de digitador, impressora, scanner, computadores e periféricos, apoio para pés e aparelhos telefônicos. Sistema informatizado e integrado TOTVS. A parte externa, que atende aos alunos, conta com bancada de MDF com quatro cabines, quatro cadeiras de digitador, quatro confortáveis cadeiras para atendimento, scanner Duplex Color, protocolador, aparelho telefônico, computadores e periféricos.

Acesse a página da Central!

CENTRAL ADMINISTRATIVA

Ambiente climatizado, dotado de balcão e arquivos de MDF, quadro para avisos, cinco mesas de trabalho, cinco cadeiras para digitador, aparelhos telefônicos, apoio para pés, impressora, computadores e periféricos. Sistema informatizado e integrado TOTVS.  

RECEPÇÃO

Ambiente climatizado, dotado de balcão em MDF, Pabx, radiocomunicador, cortina de ar, central de alarme, computador e periféricos.

SALA DOS PROFESSORES

Ambiente climatizado, equipado com confortáveis mesas e cadeiras. Possui frigobar, escaninhos individuais, antena de wi-fi, bancadas de granito, purificador de água, banheiros masculino e feminino, computadores e periféricos, scanner e copiadora acessíveis por senha individualizada. Possui ainda área de descanso com sofá e duas cadeiras elétricas de massagem.  

SALA DE REUNIÕES

 Ambiente climatizado, equipado com mesa de reuniões com 13 confortáveis cadeiras, frigobar, armários, sistema completo para videoconferência.

GABINETES DE TRABALHO PARA DOCENTES 

 Espaço individualizado para todos os professores contratados em regime de Tempo Integral, com mesa, computador, periféricos, cadeiras confortáveis, telefone e wi-fi.

DIRETORIA GERAL

Ambiente climatizado, equipado com confortáveis cadeiras, mesas, computador, impressora, scanner e periféricos. Mesa redonda para reunião com quatro confortáveis cadeiras.

COORDENAÇÃO DE ENSINO

Ambiente climatizado, equipado com confortáveis mesas, cadeiras, computador e periféricos. Mesa redonda para reunião com quatro confortáveis cadeiras.  

Conheça a COEM! 

COORDENAÇÃO DE CURSO

Ambiente climatizado, equipado com confortáveis mesas, cadeiras, computador, impressora e periféricos. Mesa redonda para reunião com quatro confortáveis cadeiras.

Clique aqui e conheça a COC!

COORDENAÇÕES DE PESQUISA E DE EXTENSÃO

 Ambiente climatizado, equipado com confortáveis mesas, cadeiras, computadores e periféricos.  

Saiba mais!

COORDENAÇÃO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO

Ambiente climatizado, equipado com confortáveis mesas, cadeiras, computador e periféricos. Mesa redonda para reunião com quatro confortáveis cadeiras.

Acesse a página da COAP!

COORDENAÇÃO DE TCC

Ambiente climatizado, equipado com confortáveis mesas, cadeiras, computador e periféricos. 

Confira!

AUDITÓRIOS

 Auditório I é climatizado e equipado com datashow, computador, sistema completo de sonorização, wi-fi, 140 cadeiras estofadas com pranchetas fixas, palco com mesa fixa de granito. Espaço reservado para cadeirantes.  

Auditório II é climatizado e equipado com datashow, computador, cabine de sonorização e projeção, tela elétrica de projeção de 180 polegadas, wi-fi. Possui 237 poltronas estofadas de couro com pranchetas escamoteáveis, assentos preferenciais, espaço para cadeirantes, além de banheiros masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais. Paredes com revestimento acústico e assentos distribuídos entre plateia e balcão. Espaço reservado para cadeirantes.

LABORATÓRIOS

São locus de atividades de ensino e de iniciação científica sobre a saúde que permitem o desenvolvimento dos alunos em termos de informações, habilidades e de uso dos instrumentos necessários para uma prática médica. Sendo eles: Laboratório de Anatomia Médica; Laboratório Multidisciplinar III (Microbiologia, Parasitologia, Patologia, Bases Anatomofuncionais das Doenças, Histologia, Biologia Celular e Molecular e Desenvolvimento Humano); Laboratório Multidisciplinar IV (Farmacologia Básica e Clínica, Fisiologia Médica, Imunologia e Bioquímica); Laboratório de Técnicas Cirúrgicas e de Informática.   A estrutura dos laboratórios garante o acesso de alunos e professores às suas instalações, com segurança e condições ideais de trabalho, contando com serviço de assessoria prestado por técnicos e monitores, que acompanham e esclarecem as dúvidas dos usuários com relação à execução de suas atividades. Nesses espaços o aluno aprimora seus conhecimentos práticos em consonância com a teoria aprendida por meio de disciplinas teóricas específicas da estrutura curricular do curso.  

CENTRO DE HABILIDADES E SIMULAÇÕES REALÍSTICAS

Possui quatro salas de simulações, uma de habilidades, seis consultórios médicos simulados, além de salas de controle para a avaliação dos professores. A estrutura de 400 m2 conta com equipamentos modernos e peças que reproduzem as respostas fisiológicas do corpo humano para a representação de diversos atendimentos nas áreas de pediatria, obstetrícia, adulto e terapia intensiva. O Centro proporciona aos discentes um ambiente propício para a aquisição de conhecimentos, treino de habilidades, resolução de situações-problema, desenvolvimento de competências e atitudes baseadas nos preceitos da bioética.    

BIBLIOTECA

A Biblioteca oferece suporte informacional ao ensino, pesquisa e extensão, no seu âmbito de atuação, e serve de instrumento para o processo de educação permanente.  Sua infraestrutura física atende às necessidades institucionais nos aspectos dimensão, limpeza, iluminação, ventilação, segurança, manutenção e conservação, assim como acessibilidade aos usuários portadores de necessidades especiais. Todas as instalações para o acervo, ambientes de estudos individuais e em grupo, espaço para técnicos administrativos, foram dispostas visando ao cumprimento qualitativo de seu projeto pedagógico

Conheça a Biblioteca!

RECURSOS TECNOLÓGICOS

Possui recursos tecnológicos necessários para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo ensino-aprendizagem que reflete uma nova forma de expressão do pensamento e interação, bem como a incorporação desses recursos à educação. Sua aplicação é objeto de investigação não apenas como um meio para ensinar conteúdos específicos de disciplinas, mas principalmente pelos processos cognitivos, sociais e científicos que suscita.   Dessa forma, a Instituição propõe um trabalho baseado na construção de um conhecimento holístico da realidade e desenvolve um contínuo processo de melhoria da sua infraestrutura, com o objetivo de oferecer laboratórios bem equipados e de alta qualidade, equipamentos compatíveis com a boa qualificação de seu alunado, aparelhagem que proporcione atividades de ensino, pesquisa e extensão de destaque na região. Tudo isso em consonância com o perfil de formação dos cursos oferecidos pela Univaço, potencializando a interdisciplinaridade em busca de um conhecimento prático e científico.   Objetivando a melhoria das metodologias de ensino utilizadas em seus espaços e ambientes, a faculdade busca agregar maior conhecimento e tornar o dia a dia das aulas mais dinâmico, além de proporcionar uma quebra do paradigma professor-aluno, favorecendo a complementação desses personagens que, cada vez mais, aprendem juntos na dinamicidade e velocidade da construção do conhecimento, em tempos contemporâneos.  

Nesse contexto, a Instituição instalou uma moderna sala invertida, para aplicação de Metodologias Ativas de Aprendizagem. O espaço apresenta um design diferenciado, com mesas redondas, cadeiras giratórias, seis projetores multimídia e tecnologia de rede sem fio (wireless) exclusiva, completo sistema de sonorização, com o objetivo de estimular o aluno a construir seu conhecimento por meio da avaliação da informação disponível, sendo o professor o responsável pela orientação adequada, pelo acompanhamento e estímulo constante ao aprendizado de qualidade.   Além dos ambientes supracitados, a Instituição dispõe de terminais devidamente equipados na Biblioteca, para utilização dos discentes em pesquisas técnico-científicas, consulta ao acervo e acesso às bases de dados. A Univaço disponibiliza, também, totens para acesso digital distribuídos em seus saguões, para utilização livre dos discentes, incluindo o uso para acesso ao sistema TOTVS (consultas de notas, frequências etc.).   No Setor Administrativo está disponível um terminal equipado com computador e impressora, para dar suporte aos discentes no acesso a sítios do Governo Federal, como FIES e PROUNI, bem como no controle da sua vida financeira com a Instituição. A faculdade disponibiliza pontos para carregamento de energia para vários tipos de equipamentos eletrônicos, como computadores pessoais, tablets, smartphones, em todas as salas de aula e áreas de convivência.   Os pavilhões são cobertos pela tecnologia de rede sem fio (wireless), que permitem a conexão de dispositivos eletrônicos sem o uso de cabos. A rede sem fio pode ser acessada por toda a comunidade acadêmica de forma livre, e à qual podem-se conectar notebooks, smartphones e similares.