O Colegiado de Curso é órgão de coordenação didático-pedagógica, destinado a elaborar e implantar a política de ensino no respectivo curso e acompanhar a sua execução. É presidido pelo Coordenador do Curso de Medicina e composto por oito professores e um representante discente, garantindo a representatividade dos respectivos segmentos.
Dentre suas competências, destacam-se a de estabelecer as diretrizes do programa didático e suas disciplinas, promover a integração dos planos de ensino das várias disciplinas e propor ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão as alterações no Projeto Pedagógico do curso. Outras ações de competência do Colegiado do curso são:
- Opinar sobre as normas de transferência de alunos de outras instituições, bem como sobre os planos de estudos de adaptação para alunos reprovados, além de critérios de equivalência de estudos;
- Decidir sobre pedido de aproveitamento de disciplina;
- Apreciar representação de aluno em matéria didática;
- Estabelecer normas de desempenho dos professores orientadores a serem designados pela Coordenação de Curso;
- Indicar o representante docente do curso para integrar o Conselho Superior;
- Cumprir as determinações dos órgãos de administração superior e cooperar com os eventuais serviços de ensino e pesquisa;
- Fixar horários das disciplinas ofertadas pelo curso, eliminando coincidências;
- Exercer outras atribuições previstas no Regimento Institucional.
O Colegiado de Curso reúne-se periodicamente, duas sessões ordinárias por semestre, ou em caráter extraordinário, em atendimento à demanda do curso. Para cada reunião realizada lavra-se uma ata, que é lida, discutida e aprovada na sessão seguinte. Todas as deliberações oriundas das reflexões e discussões realizadas nas reuniões do Colegiado de Curso são encaminhadas aos respectivos órgãos executores para a viabilização das ações em demanda.