Apresentação

A Faculdade de Medicina do Vale do Aço foi idealizada em 1995, quando os diretores da Faculdade de Direito de Ipatinga – Fadipa, na época chamada de Fundação Presidente Antônio Carlos – Fupac, deram início ao projeto da Faculdade de Medicina.

 

Os diretores Adalberto Maia Barbosa, Fábio Mathias Ferreira e Jésus Nascimento da Silva perceberam o desafio do projeto e convidaram os senhores Ronaldo de Souza e Ubiratan de Castro para se unirem ao grupo, e assim, fundaram a Associação Universitária do Vale do Aço, em 1997. Naquela época havia 21 anos que não se criava, em Minas Gerais, um curso de Medicina.

 

Em 1998, o governador de Minas, Eduardo Azeredo, assinou o decreto de criação da Faculdade de Medicina do Vale do Aço, tendo ficado como mantenedora a Fundação Comunitária Educacional e Cultural de João Monlevade - FUNCEC.

 

O curso de Medicina teve início em 1999, com 75 vagas anuais, e dispunha de três laboratórios nas áreas de Anatomia, Fisiologia e Histologia. Posteriormente, foram viabilizados laboratórios para novas áreas como Embriologia, Técnica Cirúrgica e Imunologia, entre outras.

A instalação da Faculdade de Medicina supriu uma lacuna no Leste Mineiro, pois o estado contava apenas com dez faculdades que ofereciam o curso, sendo três no Sul do estado, duas no Triângulo Mineiro, duas em Belo Horizonte, duas na Zona da Mata e uma em Montes Claros.

Em 2001, a Associação Universitária do Vale do Aço foi extinta e em seu lugar nasceu a Univaço – União Educacional do Vale do Aço Ltda. No mesmo ano foi também criado o Instituto Metropolitano de Ensino Superior (IMES), credenciado por meio da Portaria MEC nº. 533, com foco na oferta de cursos na área da saúde.

Em 2002, a Univaço foi adquirida pelo Dr. Nicolau de Carvalho Esteves e sua esposa, Dra. Rosângela de Oliveira Tavares Esteves, e outros sócios minoritários, sendo a nova gestão assumida pelo casal.

Em 2004, a jovem instituição do interior do estado de Minas Gerais surpreendeu a todos, ao formar sua primeira turma e, com eles, alcançar nota máxima na primeira edição do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE. Tal feito despertou a atenção da imprensa e da sociedade brasileira, que viram surgir no interior do país uma instituição médica séria e comprometida com a qualidade dos seus egressos.

Em 2016, o casal Esteves criou a Holding NRE Educacional, com sede em Nova Lima/MG, para abrigar a Univaço e as demais instituições da família, quais sejam: Unitpac em Araguaína/TO, Itpac Porto Nacional/TO, Itpac Palmas/TO, Iesvap em Parnaíba/PI e Uniptan em São João del Rei/MG.

Em 2019, a Holding passa a se chamar Grupo Afya, que significa “saúde e bem-estar” no dialeto africano suaíli, nome escolhido para a fusão da NRE Educacional, maior grupo de escolas de medicina do país, com a Medcel, empresa especializada em cursos preparatórios para residência médica.

O Grupo Afya abriga 13 instituições de ensino superior, das quais 11 oferecem o curso de Medicina, representando assim o maior grupo de educação médica do país. Além das seis escolas já citadas, foram adquiridas pelo Grupo a FMIT – Faculdade de Medicina de Itajubá/MG, a Uninovafapi em Teresina/PI, a Unidep – Centro Universitário de Pato Branco/PR e quatro unidades da Fasa – Faculdades Santo Agostinho: em Sete Lagoas e Montes Claros/MG, e em Itabuna e Vitória da Conquista/BA.

A Afya trabalha na formação de profissionais de competência técnica e humana para atuar, de forma ética e cidadã, na promoção e recuperação da saúde humana. Conta com uma equipe de professores altamente capacitados e metodologias modernas de ensino, que proporcionam a vivência e o contato com os desafios da carreira médica.


MISSÃO
Tornar-se referência em educação médica e de saúde, capacitando nossos alunos para transformarem seus sonhos em experiências extraordinárias de aprendizagem ao longo da vida contemporânea.

 

VISÃO

Um mundo com melhor educação, saúde e bem-estar.

 

VALORES

Foco no aluno

Acreditamos que nossos alunos vão criar as bases para que a nossa visão se concretize. Eles serão sempre a nossa maior prioridade.

Gente é tudo pra gente

A única forma de uma marca se tornar referência é por meio das pessoas, de suas equipes. Atender nossos alunos com o compromisso de entregar o melhor serviço e experiências de aprendizado.

Espírito empreendedor

Atingir objetivos de forma única e integrada. Incentivar nossas equipes a fazer a sua parte, sendo responsáveis por projetos e resultados.

Seja apaixonado

Acreditamos que a vida é incrivelmente cheia de oportunidades. Por isso, tome as rédeas e busque o equilíbrio necessário entre a vida profissional e pessoal.

Inovação

Inovar por meio da disrupção, da tecnologia e da criatividade. Os problemas em geral não têm uma única resposta certa. Testar e experimentar sempre nos levará para novas oportunidades.

Qualidade

Acreditamos que o caminho para o crescimento e a sustentabilidade de um negócio está em seus elevados padrões de qualidade. Temos orgulho dos serviços que prestamos a nossos alunos e que vão beneficiar suas carreiras, tornando-os melhores profissionais.