às 09:24:00

Comemoração dos 25 anos da Univaço

A UNIVAÇO, que abriga o curso de medicina em Ipatinga, completa neste ano 25 anos de existência. Como presente para sua comunidade acadêmica, para a sociedade de Ipatinga e região do Vale do Aço a instituição entregou um novo ambulatório e um centro de simulação em saúde. O ambulatório possui 28 consultórios médicos e 04 salas para pequenas cirurgias. Oferecerá atendimentos como pediatria, psiquiatria, urologia, ortopedia, ginecologia, neurologia, cardiologia, pneumologia, clínica médica e procedimentos cirúrgicos. Já o centro no centro de simulação em saúde possui 05 salas de habilidades e 04 salas de simulação.

Contribuindo de forma eficaz para a saúde de Ipatinga e região, o espeço recebe em torno de 2.500 pacientes no mês, para os diversos serviços prestados. O ambulatório será regulado pelo sistema municipal de saúde e todas as consultas serão gratuitas e encaminhadas pela rede de saúde.

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, participou da cerimônia: "A inauguração do Ambulatório da Univaço, que é nossa parceira de longa data, é de extrema importância principalmente para aliviar o sistema público de saúde do município de Ipatinga e da região do Vale do aço, visto que a escola oferece atendimentos gratuitos de qualidade a nossa comunidade. Esta é mais uma prova que parcerias Público-Privadas são preponderantes para o poder público, principalmente na área da saúde, onde temos trabalhado arduamente para zerar as filas de atendimentos médicos em nossos postos de saúde".

A Deputada Federal, Alê Silva, que também esteve na cerimônia, ressaltou a notável contribuição do ambulatório para o sistema de saúde municipal: “A iniciativa do ambulatório é de suma importância, a estrutura do espaço é muito desenvolvida e o impacto é muito positivo, principalmente para amenizar o sofrimento daqueles que necessitam de atendimento médico e aguardam acesso a este serviço”.

Além do atendimento gratuito ao público, o espaço também é dedicado para a aprendizagem prática dos estudantes, que realizam atividades nos laboratórios de Habilidades e Simulação Realística, situado no terceiro andar do prédio

A Coordenadora do Curso, Profa. Mariana Furtado, fala sobre a importância do espaço para a formação dos alunos: “O laboratório de Habilidades e Simulação permite que os alunos obtenham a desenvoltura necessária antes de colocar em prática junto ao paciente. Agora esse espaço é em conjunto ao Ambulatório, isso faz com que eles já tenham um contato ainda maior com o ambiente de atendimento aos pacientes”.

Jornada Acadêmica/Congresso Médico

Em continuidade as celebrações de 25 anos a UNIVAÇO preparou para sua comunidade acadêmica, nos dias 18 e 19 de agosto, a XVIII Jornada Acadêmica da Saúde e VIII Congresso de Atualidades Médicas do Vale do Aço, que teve como tema: ‘Medicina do Futuro: inovação, tecnologia e humanização’. Durante os dois dias de evento foram realizadas diversas oficinas, apresentações de trabalhos de alunos/professores, palestrantes externos em busca do aprimoramento científico e atualização de conhecimento.

Aproveitando o evento para expor o trabalho realizado no curso, a aluna Bárbara Mello, estudante do 7° período, apresentou uma pesquisa sobre as doenças Sífilis, Alzheimer e Leishmaniose, e destacou a importância de participar de eventos como esse.

 “A Jornada me ajudou a desenvolver minhas habilidades em apresentação científica, saber repassar muito trabalho em poucos minutos transmitindo o que realmente é importante, isso é um desafio. Também me aproximou de alguns professores fortalecendo o networking e me fez conhecer profissionais da área” explica.

Para o aluno, Lurdiano Freitas, do 3° período, participar da jornada acadêmica foi uma preparação. “É um contato com o que vamos enfrentar fora da faculdade. O carinho que fomos corrigidos, orientados e ensinados me marcou. A experiência da jornada me fez enxergar um mundo de possibilidades além do que minha visão permitia enxergar”.

Festa 25 anos

Encerrando as celebrações de 25 anos a instituição preparou para seus alunos, funcionários e professores em mega festa que aconteceu no Clube Morro do Pilar no dia 19 de agosto. Uma noite de celebração da vida, da amizade, da troca de conhecimento ao som das bandas Samba Clube, Rock Santeiro e da Dj Débora David (médica e ex aluna da instituição).

O Diretor Geral da UNIVAÇO, professor Vinícius Lana faz uma avaliação do evento: “O ano de 2022 é muito especial para a UNIVAÇO. Além de completarmos 25 anos estamos entregando um novo equipamento de saúde (Ambulatório e Centro de Simulação) que fará a diferença em nossa região. Na nossa perspectiva temos três pilares fundamentais com a entrega deste serviço: 1. Aprimorarmos a formação dos nossos alunos e entregarmos médicos com uma formação mais adequada e preparado para as demandas da população; 2. Com a entrega de 2500 consultas/mês pelo SUS cumprimos um importante papel social de desafogarmos as demandas reprimidas de especialidades médicas na região e; 3. Participaremos objetivamente do processo de educação continuada/permanente dos profissionais de saúde que estão inseridos em nossa região. Com estes três pilares a UNIVAÇO assume um importante protagonismo na assistência e na prestação de serviços de saúde em nossa região. É o que objetivamos”.


Fonte: