às 14:38:00

SDD promove trocas de experiências e aperfeiçoamento dos professores

Temas acadêmicos foram debatidos em palestras e oficinas

A Semana de Desenvolvimento do Docente (SDD), que tem o objetivo de aperfeiçoar a prática dos professores, aconteceu entre os dias 27 e 30 de junho, na Univaço. Na abertura do evento, os professores tiveram um bate-papo com o Diretor-geral da Instituição, professor Vinicius Lana, com a Coordenadora de curso Mariana Furtado, e o Coordenador Adjunto, Lauro Nunes. 

Uma vez por semestre o momento é realizado permitindo a conexão entre docentes e coordenação, que buscam e estudam melhorias para o desenvolvimento do curso de medicina.

Com o tema “É Tempo de Semear a Comunicação” a SDD trouxe informações para os professores, impulsionando avanços no desenvolvimento acadêmico. Responsável pela organização do evento, a professora e coordenadora do Núcleo de Apoio e Experiência Pedagógica (NAPED), Ana Carolina Lisbôa, falou sobre a contribuição da SDD para melhorias educacionais.

“Foi um momento muito rico e importante para todos nós professores. Conseguimos trocar experiências e aprender de forma objetiva e prática durante as oficinas “mão-na-massa”. Percebi que muitos docentes saíram com gostinho de quero mais e muitos que não puderam participar já encomendaram mais momentos como esse. A semente foi lançada, agora estamos prontos para colher os frutos de um belo trabalho em equipe para o próximo semestre”. 

Pensando em avanços educacionais para a Instituição, a coordenadora de curso e professora, Mariana Furtado, foi palestrante na oficina “OSCE E OSPE”, que aconteceu na quinta-feira (30), e falou sobre necessidade de discutir o tema entre os docentes.

A elaboração de questões de OSCE e OSPE é um ponto muito trabalhado na docência e precisa sempre evoluir. Foi uma participação importante e muito ativa dos professores. Nós estamos em um bom caminho para melhorar e aprimorar ainda mais a nossa técnica na elaboração de uma avaliação de qualidade”, conta a coordenadora.

Os professores Ricardo Oliveira e Juliana Vasconcelos, também falaram sobre o momento aproveitado. “A semana foi bastante produtiva, tivemos a oportunidade de debruçar sobre temas importantes da educação e realizamos pequenos ajustes na metodologia de trabalho”, diz Ricardo. Já para Juliana Vasconcelos, o evento foi muito proveitoso. “Foi muito bom este momento. Tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente os professores e coordenadores que irão estar conosco no próximo semestre” completa.

No total, foram mais de 10 atividades entre palestras e oficinas ao longo da semana e contou com a participação de mais de 80 professores. Após o encerramento da SDD, a coordenadora Ana Carolina Lisbôa, apontou os pontos positivos conquistados no decorrer do evento.

“O balanço do evento foi certamente positivo! Em todas as avaliações de feedback o resultado foi acima de 4,7 em 5. Conseguimos oferecer capacitações em vários momentos ao longo dos dias, tornando o evento mais acessível ao docente. Certamente estamos saindo dessa SDD com mais conexão entre os professores e um sentimento de time que possui o mesmo propósito: praticar um ensino baseado em evidências, um ensino eficaz” concluiu.


Fonte: