às 15:00:00

Univaço promove acolhimento de alunos que vão iniciar o internato

Foi realizado nesta segunda-feira 18/07, o acolhimento dos estudantes da 9° fase do curso de medicina que irão iniciar o Internato neste semestre. Para marcar essa data, cada aluno recebeu kit com uma camisa, garrafa, caneta, bloquinho para anotações personalizados da Univaço.

Na abertura, o Professor e Psicólogo Deiverson Tófano, novo docente da instituição, fez uma dramatização no palco do auditório II. Em seguida, o Diretor-geral Professor Vinícius Lana, deu início a reunião e aproveitou para apresentar o novo integrante do time Univaço, que falou sobre sua participação em um momento tão importante para os graduandos.

“Participar desse momento foi muito importante para mim, poder compartilhar poesia e conhecimento, com a arte e a psicologia. E reconhecer a imensa responsabilidade na trajetória de formação desses futuros médicos. O acolhimento de alunos nesse momento que estão indo para a vivência prática nas realidades que a medicina promove são fundamentais na jornada acadêmica deles” fala o Professor.

Dando prosseguimento ao evento, o Coordenador Adjunto, Professor Lauro Nunes, a Coordenadora do Internato, Professora Danielle Zanella, e a Psicopedagoga, Elizabeth Miranda, deram boas-vindas aos estudantes e explicaram as diretrizes do Internato.

Ao final, os alunos participaram de uma dinâmica proposta pelo Professor Deiverson Tófano, onde anotaram no mural de boas-vindas do internato seus sentimentos e anseios para a nova etapa que se inicia. Para aumentar a emoção eles também receberam cartinhas motivacionais de seus familiares. O que foi muito importante paro o Márcio Henrique, aluno do 9º período, que começa agora sua caminhada no internato.

“Receber o acolhimento de coordenadores e colaboradores nos deixou menos ansiosos e, sobretudo, animados com a próxima etapa de desafios. Soa como ilusório acreditar que veremos de tudo no Internato, mas vejo a coordenação trabalhando para termos o maior leque de experiências possíveis. As dinâmicas e mensagens de familiares nos encorajaram, inspiraram e reafirmaram a escolha que fizemos” conta o aluno.

Na parte da tarde, os estudantes da 10° fase do curso de medicina, que iniciaram o internato no semestre anterior, e já vivenciaram esse momento de acolhimento, foram recebidos pela direção e equipe do internato para ficarem por dentro das mudanças que aconteceram no programa. Eles ganharam bombons e após o termino do evento, todos confraternizaram aproveitando o lanche que foi servido.

Parte importante para realização desse momento, a Psicopedagoga Elizabeth Miranda, falou sobre a importância desse evento para os alunos e para a instituição. “Além de ser uma excelente oportunidade de entrosamento, nós ficamos mais próximos dos alunos. Aqui nós temos a oportunidade de esclarecer as regras do internato e tirar dúvidas no que se refere a nossa instituição. Queremos prepará-los para a profissão, ter uma visão mais ampla, propiciando sedimentar uma futura relação médico-paciente e propor uma conduta cada vez mais pautada na relação do homem com a saúde” explica. 


Fonte: