Trote Cidadão arrecada 3 mil litros de leite para Casa da Esperança

A ação faz parte do tradicional programa de recepção e integração de novos alunos.

Foto: Assessoria de Comunicação

Durante o mês de agosto e setembro, os calouros de medicina da faculdade Univaço, situada no bairro Veneza I, arrecadaram 3.040 litros de leite para a Casa da Esperança - entidade de Ipatinga que abriga e assiste pessoas em condição de abandono e/ou economicamente carentes, de diversas faixas etárias, como parte da Gincana Solidária realizada todos os semestres.

A ação, conhecida como Trote Cidadão, já ocorre há mais de 12 anos e promove ações solidárias junto à comunidade. Este ano a nova turma ingressante no curso, tinha a missão em arrecadar a maior quantidade de litros de leite para atender às demandas internas da entidade, além de realizar visitas ao local e planejar atividades sociais com os abrigados.

Como primeira parte da gincana, os alunos visitaram a casa e foram recebidos pela fundadora, conhecida como Tia Lúcia. Ela contou a história da instituição, destacando a importância de jovens médicos conhecerem a realidade dos deficientes físicos e mentais em situação de abrigo, muitas vezes por abandono.

Além de integrar os estudantes, o Trote Cidadão é um marco importante na vida dos novos acadêmicos, contribuindo decisivamente para a formação de profissionais responsáveis, comprometidos com a cidadania e a qualidade de vida da comunidade.

“Exercitar a empatia é fundamental para a formação de um bom profissional humanista, e a ação do trote cidadão contribuiu para que coloquemos isso em prática, agregando muito na nossa formação acadêmica. ”, afirmou Débora Stelzer, aluna do primeiro período.