Alunos da Univaço finalizam avaliações do OSCE

As avaliações foram aplicadas no mês de junho para os alunos do 1º ao 10º período.

Durante o mês de junho, os alunos do 1º ao 10º período da Univaço realizaram a prova do OSCE, que consiste basicamente em avaliar as competências e o raciocínio clínico dos alunos, além da conduta com o paciente.

OSCE é uma sigla para Objective Structured Clinical Examination, no português Exame Clínico Objetivo Estruturado. O método, desenvolvido em 1975, é consolidado e utilizado em escolas médicas em mais de 50 países.

Os alunos percorrem um ‘rodízio’ de estações, como o pronto-socorro, enfermaria e ambulatório, onde uma habilidade específica é testada, com avaliador diferente, possuindo um tempo estabelecido para realizar o exercício. De modo geral, é avaliado as competências das cinco áreas da medicina abordadas durante o internato, sendo elas:  Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Cirurgia Geral e Saúde Mental.

Podem ser utilizados para os testes pacientes reais, simulados, atores, bonecos e moldes do laboratório de habilidades médicas e recursos didáticos com imagens ou vídeos.

Ao final da realização do OSCE o discente pode ter acesso ao seu feedback, analisando os pontos no qual não teve uma aprendizagem suficiente, utilizando da avaliação formativa para melhorar a prática clínica.

Acompanhe abaixo algumas fotos das avaliações deste semestre.