às 13:30:00

Pesquisadoras da Univaço ganham bolsa pelo programa Afycionados

Programa Afycionados por Ciência, tem como missão fortalecer a pesquisa no ambiente acadêmico.

A professora e coordenadora de pesquisa da Univaço Analina Furtado e a aluna Juliana Bragança, foram contempladas a receber uma bolsa de pesquisa pelo programa Afycionados por Ciência do Grupo Afya. Junto a elas estão as professoras. Jaqueline Melo, Ana Carolina Lisbôa e Patrícia Gonçalves, além das alunas, Ana Laura Monteiro, Júlia Sarah Urils, Lara Leitão e Maria Alice Rocha.

Para participar do programa, a Univaço cadastrou 14 projetos, sendo a faculdade com apenas um curso ofertado a ter o maior número de projetos submetidos. Entre eles, ‘Avaliação da estrutura familiar e seu impacto nas internações hospitalares em crianças de 0 a 12 anos com fibrose cística, atendidas em um centro de referência, em Minas Gerais’ foi o ganhador. A pesquisa tem como objetivo principal conhecer as características da estrutura familiar e seu impacto nas internações hospitalares dessas crianças.

“A literatura comprova a importância da estrutura familiar nesta etapa da vida, pois se a família negligencia algum cuidado, isso pode comprometer e levar o paciente a um número maior de internações.", completou Analina Furtado

Para a professora, participar do projeto foi prazeroso e construído com muita paixão e vontade de vencer. "Cada etapa desse projeto foi feita para o edital. Então ele foi construído, trabalhado, moldado e burilado para o edital, e buscávamos sempre a excelência que faz parte da proposta de um projeto. Tínhamos muita vontade em ver o nome da Univaço nesta lista de contemplados."

Fibrose cística é uma doença genética e crônica, que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. Nela, um gene defeituoso e a proteína produzida por ele fazem com que o corpo produza muco de 30 a 60 vezes mais espesso que o normal levando ao acúmulo de bactéria e germes nas vias respiratórias, podendo causar inchaço, inflamações e infecções como pneumonia e bronquite. A doença é mais comum na infância e pode ser diagnosticada através do teste do pezinho.

Sobre o Programa

Programa Afycionados por Ciência, tem como missão fortalecer a pesquisa no ambiente acadêmico, auxiliando a capacitação do corpo discente e docente das IES. Foram selecionados 13 projetos e para cada um, apenas um professor e um aluno irão receber a bolsa, no valor de R$2.000,00 para docentes e para os discentes R$1.000,00 mensal e durante 10 meses.


Fonte: