Aluna da Univaço é coautora em Manual de Condutas na Covid-19

O Manual foi criado por médicos residentes do complexo HC-FMUSP, em conjunto com a SIMM (Simulações Médicas), com o apoio de professores do Departamento de Emergências Clínicas do HCFMUSP.

Foi publicado dia 04 de junho, o livro ‘Manual de Condutas na Covid-19 – 2º Edição’, que contou com a participação de nossa aluna do 11º período, Thalita Martins Lage, para a produção de um dos capítulos.

Thalita é Embaixadora Sênior da SIMM, um grupo de aprendizado em medicina de emergência que é formado por 12 médicos, sendo a maioria preceptores ou ex preceptores do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), e foi convidada por eles para colaborar no conteúdo do capítulo 40.

Neste capítulo ela fala sobre antiparasitários ou anti-helmínticos, que é o nome correto para remédios contra vermes. Eles são medicamentos que agem contra parasitos ou helmintos, como a ivermectina, indicado como possível tratamento para covid.

“Eu fui pega de surpresa pelo convite e fiquei muito feliz e grata. Foi um projeto bem diferente dos que eu já tinha realizado. Foi tudo novo (risos). Tive que aprender como pesquisar os artigos, como descrevê-los, como é uma edição de livros, mesmo a parte da formatação não sendo da minha alçada. Foi um projeto muito bacana. Ganhei meu primeiro ‘filhinho’ e sou muito grata ao convite da SIMM e aos mestres da faculdade que também me inspiram. ”, relata Thalita sobre sua experiência.

Seu objetivo é levar aos profissionais da saúde que estão envolvidos no combate à COVID-19 a experiência de como cuidar do paciente, quais os tratamentos específicos para a doença, os manejos no departamento de emergência, UTI, enfermaria e demais assuntos, afim de padronizar as condutas médicas.

O livro é destinado para médicos, profissionais da saúde e estudantes de medicina e está organizado em seis partes, cobrindo os principais tópicos no assunto: o básico sobre o vírus e a doença; o acometimento da COVID-19 por sistemas orgânicos e em grupos de pacientes específicos; alterações radiológicas; o manejo clínico da COVID-19; terapias e medicações; e prevenção.

Nós da UNIVAÇO nos sentimos orgulhosos por sua conquista.
Parabéns!