Alunos da Univaço realizam ação voluntária em Santana do Paraíso

Chamado de Saúde na Praça, os alunos aferiram pressão, glicemia e orientaram a população para assuntos de saúde.

Durante os dias 19 e 20 de junho, os alunos do 1º ao 11º período da Univaço, em parceria com a Secretaria de Saúde de Santana do Paraíso, realizaram na Praça da Matriz o projeto voluntário chamado Saúde na Praça, onde aferiram pressão, glicemia e orientaram a população para assuntos de saúde. A ação contou com 35 alunos e durou das 07 horas até às 17 horas, sendo atendidas 212 pessoas.

Ivy Letícia, aluna da 8º fase e organizadora do projeto, contou um pouco sobre a ação. “Foi muito bom para alertamos a população da importância de estar atento a saúde e seguir as recomendações médicas. Todos foram bastante receptivos e acredito que foi produtivo para o rastreamento de pessoas com possível diagnóstico de hipertensão e diabetes. ”

O projeto contou com a participação de mais estudantes de medicina, que foi o caso de Nayany Cristiny graduanda pela Universidad Maria Auxiliadora em Asunción no Paraguai. Convidada pela organizadora, ela que está no 9º período, ajudou os colegas de profissão e conta ter adorado a experiência. “Foi uma experiência única e satisfatória, pois, desde quando começou a pandemia estou em Ipatinga estudando apenas online e ser convidada para participar do projeto foi gratificante. Poder ajudar as pessoas é um prazer imenso para mim. ”

Além dos alunos da Univaço e da Nayany, o projeto contou com a participação de outros 3 estudantes de medicina, Leiko da Unifenas, Lara da Univale e Athos da Unec.