Como faço para entrar em uma faculdade pelo Enem?

Saiba como entrar na Univaço com a sua nota do Enem.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão  vinculado ao Ministério da Educação (MEC), e ocorre todo ano. Qualquer pessoa pode se inscrever no exame, mas normalmente quem tem interesse na avaliação são candidatos que desejam concorrer à uma vaga de estudo em uma Instituição de Ensino Superior, seja ela pública ou privada.

Por isso neste artigo, queremos apresentar as principais formas de acesso em uma faculdade utilizando a nota que você obteve no ENEM. Confira!

SISU

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um programa do Governo Federal (financiado pelo MEC), no qual você precisa fazer a inscrição tendo por base  a nota que você alcançou na prova do ENEM para concorrer a uma vaga em uma Universidade Federal.

Para se inscrever no programa, cujas inscrições acontecem duas vezes no ano, uma em cada semestre, você precisa ter realizado a prova e não ter zerado na Redação. Lembrando que para este programa as vagas são exclusivas para as universidade federais e não precisa ter um limite de renda.

Um dos lados positivos do SISU é que você pode se candidatar para uma vaga em universidades de outros Estados, pois como a prova do ENEM é realizada ao mesmo tempo no País todo, as universidades aceitam o referido Exame de modo quase que padronizado.

ProUni

Para se inscrever no Programa Universidade para Todos, o estudante precisa ter alcançado pelo menos 450 pontos na prova do ENEM - realizado no ano anterior-  e não ter zerado na Redação. O programa consiste em bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) para estudar em faculdades particulares. A Univaço aceita inscrições utilizando o ProUni.

O programa é destinado para a primeira graduação de estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas, cuja renda familiar não supera os 3 salários mínimos “per capita”.

Processo Seletivo ENEM

Muitas faculdades particulares do Brasil aceitam a nota do ENEM como forma de ingresso na instituição. Neste caso o único requisito para conseguir uma vaga por esse método é seguir os critérios de cada entidade como, por exemplo, ter alcançado uma nota mínima na Redação, ou uma pontuação específica na área em que você deseja estudar. Para o curso de Medicina, por exemplo, normalmente é necessário ter alcançado uma nota alta nas perguntas de Ciências Biológicas.

Processo Seletivo ENEM + a nota do Vestibular

Há algumas universidades que preferem misturar os dois métodos de ingresso para que o estudante use a pontuação no ENEM e, ainda,  faça uma prova para conseguir a vaga. Neste caso, o cálculo e as regras dependem de cada instituição, por isso é importante consultar com detalhes quais são os requisitos exigidos pela instituição de ensino escolhida

Fies

Outra possibilidade é aderir ao Financiamento Estudantil (Fies) do Governo Federal. Para se inscrever o estudante precisa ter alcançado pelo menos 450 pontos na prova do ENEM - realizado no ano anterior-  e não ter zerado na Redação. Na Univaço esse programa serve como forma de ingresso na Instituição, mas não impede quem já está estudando aderir ao financiamento. Quem já estudou com o Fies, inclusive já quitou as parcelas, seja no curso de medicina ou em outro curso, não consegue aderi-lo novamente.

Está pensando em fazer Medicina e quer uma ajudinha para montar seu plano de carreira - Clique aqui