às 16:22:00

Liga Acadêmica - Inglês Médico

Liga Acadêmica de Inglês Médico

As Ligas Acadêmicas são entidades constituídas fundamentalmente por estudantes que buscam aprofundar temas em uma determinada área da Medicina. Na Univaço, alunos de todos os períodos podem participar de pelo menos 25 ligas. Uma delas é a de Inglês Médico, que visa estimular o estudo e a prática dos termos técnicos da medicina utilizados na língua inglesa. Além de proporcionar aos participantes conhecer os caminhos possíveis para fazer especialização médica ou, até mesmo, trabalhar no exterior, ela também traz profissionais para compartilhar com os acadêmicos suas experiências internacionais.  

Segundo a professora e coordenadora da Liga, Ana Carolina Vale Lisboa, muitos alunos não sabem que mesmo sendo fluentes em inglês não é fácil compreender o inglês médico, pois é muito diferente. “No português já é muito difícil entender os termos técnicos que os médicos falam, isso no inglês então é ainda mais complicado. No exterior são usadas muitas siglas e o estudante ou profissional que deseja um curso fora precisa estar preparado. Sem contar que a medicina é uma ciência que está sempre se atualizando e isso acontece por meio do inglês médico. ”  

Para a professora Melissa Ulhôa a Liga é muito importante para os alunos que pretendem fazer intercâmbios e estudar fora do país. “Atualmente o inglês é muito necessário. Está presente na televisão, internet, séries, em tudo. É a linguagem acadêmica oficial da medicina, muitos artigos científicos são publicados em inglês e demanda do aluno ler e entender o conteúdo. Por isso a Liga existe para divulgar esse conhecimento e auxiliar os alunos, além de promover eventos de internacionalização com convidados de fora”.  

A participação dos alunos na Liga facilita o acompanhamento de eventos internacionais e na elaboração de pesquisas científicas, pois a Liga discute artigos publicados na língua inglesa, os mais recentes e interessantes trabalhos publicados na literatura, casos clínicos relacionados aos artigos e o conhecimento de diferentes protocolos de atendimento e formas de tratamento ao paciente em outros países, entre outras atividades.  

Inglês Médico

Inglês Médico é uma expressão usada por profissionais da saúde e estudantes de medicina para tratar dos termos técnicos da medicina usados na língua inglesa. Termos que não são ensinados nos cursos livres de inglês.


Fonte: