às 15:29:00

Univaço recebe estagiários por meio da CLEV

Intercâmbio de medicina em instituições nacionais e internacionais

Leonardo Tsuchida Terence da Universidade Federal de Uberlândia, no Centro de Habilidades e Simulações Realísticas

A Coordenação Local de Estágios e Vivências (CLEV) órgão do Diretório Acadêmico (DA), ligado a Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM), proporcionou, no início do semestre, a dois estudantes de medicina de outras instituições públicas a oportunidade de realizarem um estágio na Univaço. Durante um mês os visitantes assistiram aulas na faculdade e nas Unidades de Saúde (UBS) da região e puderam vivenciar uma realidade médica diferente da que estão acostumados em suas respectivas instituições de ensino.   

Para a acadêmica de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto – MG, Rayane Elen Fernandes Silva, estagiar na área da Saúde da Criança e do Adolescente na Policlínica Municipal de Ipatinga e no Ambulatório da faculdade foi uma experiência enriquecedora. “Durante o período em que estive no estágio acompanhei duas professoras excelentes e inspiradoras a Dra. Tatiliana Kashiwabara e a Dra.  Catarina Amorim, no qual pude aprender muito com elas. Participei de algumas atividades como atendimentos pediátricos, aulas práticas no Centro de Habilidades e Simulações Realísticas, atendimentos na dermatologia, grupos de discussões e de aulas expositivas. Isso só foi possível, porque minhas orientadoras de estágio me receberam muito bem, com muito carinho e estavam sempre disponíveis a me ensinar e a esclarecer dúvidas. ”  

Já Leonardo Tsuchida Terence da Universidade Federal de Uberlândia, destacou o acesso a importantes materiais para as aulas práticas. “Muito boa a qualidade dos materiais de estudos dos alunos. Tem materiais para todos e modernos com tecnologia de ponta. Infelizmente não é sempre que tenho acesso a esses materiais na minha instituição. Fiquei impressionado com a didática dos professores e experiência deles. Pude aprender muito. ”   

A CLEV também proporcionou aos alunos da Univaço experiências em instituições internacionais. O acadêmico Amós Alves teve a oportunidade de fazer um intercâmbio de pesquisa sobre bactérias resistentes à antibióticos em Kiev, na Ucrânia e, Júlia Ladeira fez um intercâmbio em cirurgia plástica, na Romênia. Além de divulgar os editais da DENEM, acompanhar todos os processos de estágios e intercâmbios a CLEV também, oferece oficinas de capacitação para os alunos interessados em ter uma experiência no exterior.

Para a presidente do órgão do DA, Elisa Benetti, é satisfatório contribuir com a internacionalização da faculdade. “A gente vibra junto com os estudantes a cada conquista. Nós mostramos a eles que é possível sim fazer um intercâmbio/estágio em outras instituições e lugares e, assim, compartilhar experiências que agregam muito ao nosso aprendizado”.

E se você aí ficou interessado em ter uma experiência dessa, procure a Coordenação do Curso de Medicina e a CLEV para ver como pode participar de um intercâmbio. No final do ano será publicado mais editais de intercâmbios.


Fonte: