Curso de Ética na Univaço

Palestrantes do curso
A Univaço é uma instituição de ensino que preza pela formação de profissionais competentes tecnicamente, humanos e éticos. Para isso, proporciona aos acadêmicos conteúdos que contribuem com a formação e entrada no mercado de trabalho. Recentemente, a faculdade propiciou aos alunos um Curso de Ética, promovido pelo Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais.
Na ocasião, os estudantes dos 11° e 12° períodos  da Instituição tiveram a oportunidade de refletir, esclarecer dúvidas e compartilhar experiências com os palestrantes sobre assuntos como: a Autonomia do Paciente, inclusive na fase terminal da vida; a Preservação do Sigilo Profissional na relação entre médico e paciente; o Direito do Médico de exercer a profissão de acordo com sua consciência e a Possibilidade de Recusa de atender em locais com condições precárias, que expõem ao risco pacientes e profissionais.
Segundo o delegado do CRM/MG em Ipatinga, Dr. Adir de Paula Lima, esse curso é importante, pois toda a vida médica é pautada na ética. “Proporcionar aos alunos esse curso, antes de entrar no mercado de trabalho, é fundamental para o estudante de medicina ter conhecimento do que fazer durante a conduta médica. Sempre que uma faculdade de medicina nos solicita, ministramos o curso. É uma parceria muito boa para todos os envolvidos. ”
A conselheira do CRM/MG, Ivana Raimunda de Menezes Melo, falou que a ética norteia todos os princípios da medicina. “Ministrei sobre o Sigilo Médico, Redes Sociais e o Desafio do Profissional com paciente e familiares. Devido ao cenário atual que vivemos, esse curso é muito necessário, já que o país vive uma epidemia de falta de ética e preservar isso na medicina é primordial. ”
A aluna Amanda Guimarães Dal’Col achou o curso muito importante para o seu último ano de graduação. “Os palestrantes são doutores e pessoas muito capacitadas para falar do assunto. Exploraram o Código de Ética e suas vertentes, bem como as atualizações recentes, além disso nos deram dicas e compartilharam suas experiências com a gente, nos permitindo maior conhecimento e segurança sobre o assunto. Evento assim é fundamental para ingressarmos no mercado de trabalho sabendo dos nossos direitos e deveres, assim como obrigações e consequências dos nossos atos enquanto médicos. ”