às 14:46:00

Afya Educacional abre capital na bolsa americana Nasdaq e busca a transformação da educação médica do Brasil

Marca, recém-criada da fusão de empresas líderes no segmento de educação médica, chega à bolsa americana apostando em uso intensivo de tecnologia e metodologia na graduação médica, em cursos preparatórios para provas de residência, pós-graduação e especializações neste segmento

19 DE JULHO DE 2019 – Maior grupo de educação médica no Brasil em número de vagas de Medicina autorizadas pelo MEC (1.352 no total), a Afya Educacional foi a primeira empresa de educação médica do mundo a abrir capital na bolsa americana Nasdaq – além de ser o primeiro IPO brasileiro de 2019 nesta bolsa. A ação passou a ser negociada a partir de hoje, sob a sigla AFYA. A captação inicial chegou a U$ 300 milhões, superando a meta inicial, que era de U$269 milhões. A precificação inicial atingiu U$ 19 dólares por ação na bolsa eletrônica Nasdaq, um dólar acima do valor máximo estimado.

Nova marca no segmento de educação, mas já com 20 anos desde a abertura de sua primeira faculdade de Medicina, a Afya vem ampliando nos últimos dois anos sua oferta acadêmica na área de saúde por meio de aquisições. Atualmente, são 13 faculdades em cinco estados, cursos preparatórios para provas de residência médica e pós-graduação médica nas principais capitais do país.

“A Afya quer ser o principal parceiro do médico em toda a sua jornada profissional: desde a graduação até as últimas especializações. Optamos pela Nasdaq porque nossa proposta de valor se baseia no trinômio educação, saúde e tecnologia e lá há empresas com dinâmicas de negócio similares. Estamos criando educação médica disruptiva, conectada com o presente e voltada para a aprendizagem em todas as fases da carreira médica”, explica Virgílio Gibbon, CEO da Afya Educacional.

“Apesar de já sermos o maior operador de educação médica do Brasil, com mais de 50 hospitais e clínicas conveniados, o mercado ainda é bastante pulverizado e com muita oportunidade para consolidação. O objetivo é aumentar a nossa capilaridade, criando um sistema com unidades próprias, faculdades e hospitais parceiros para aprimorar ainda mais a qualidade da aprendizagem, o alcance dos nossos cursos e dar mais flexibilidade prática para o nosso aluno da área médica”, completa Gibbon.

POSICIONAMENTO GEOGRÁFICO

A Afya nasceu em 2019 da união da NRE Educacional, maior grupo de faculdade de Medicina do país, e da Medcel, marca de cursos digitais preparatórios para provas de residência médica. Recentemente, a empresa reforçou seu portfólio de pós-graduações médicas com a aquisição da IPEMED, com 13 cursos em cinco capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Salvador.

Atualmente o portfólio inclui 13 unidades de graduação, sendo 9 faculdades e 4 Centros Universitários nos estados de Tocantins (Palmas, Porto Nacional e Araguaína), Minas Gerais (São João dey-Rei, Ipatinga, Itajubá, Montes Claros e Sete Lagoas), Piauí (Teresina e Parnaíba), Bahia (Vitória da Conquista e Itabuna) e Paraná (Pato Branco).

“O posicionamento geográfico da Afya Educacional diz muito sobre a visão e a missão da empresa. Desde o seu surgimento, o fundador da NRE, Dr. Nicolau Esteves, tinha como premissa abrir faculdades de Medicina em cidades pequenas, com até 5 mil habitantes e carência de serviços de saúde. Passados 20 anos, é incrível ver como de fato transformamos a realidade das cidades onde atuamos. Por ano, são mais de 180 mil atendimentos comunitários realizados”, destaca Virgílio Gibbon.

EDUCAÇÃO MÉDICA DISRUPTIVA

A Afya não só é pioneira no uso da tecnologia no processo de aprendizagem, como também o faz em um formato inovador de entrega de conteúdo. Foi a primeira empresa a lançar uma websérie médica totalmente voltada para o processo de ensino e aprendizagem. “Perguntamos aos nossos alunos qual seria a melhor forma de aprendizagem e eles nos responderam que gostariam de estudar da mesma forma que se engajam nos episódios das séries de TV”, explica Júlio De Angeli, VP de Inovação e Educação Continuada da Afya Educacional. “Resolvemos criar a nossa própria série, ambientada em hospitais, com 49 casos reais vinculados às experiências práticas do profissional da área médica e totalmente integrado e tagueado dentro da nossa plataforma de educação médica”, complementa De Angeli.

Nos próximos meses, a Afya chega a quatro novos estados do Norte do país após vencer sete editais do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, sendo cinco em caráter definitivo. As primeiras unidades serão Cruzeiro do Sul, no Acre, e Santa Inês, no Maranhão, ainda em 2019. Na sequência virão Itacoatiara e Manacapuru, no Amazonas, e Cametá, no Pará. Em cada unidade, a Afya está autorizada a ofertar 50 vagas por ano para o vestibular de Medicina.

AFYA EM NÚMEROS

Alunos: 36 mil, sendo:

· 25 mil na graduação (sendo 6 mil de Medicina);

· 1.550 em pós-graduações médicas;

· 9 mil em cursos preparatórios para provas de residência médica, provas de título e especializações

Presença geográfica: 19 cidades em 8 estados

Professores: 2 mil, sendo 600 médicos

Colaboradores administrativos: 2 mil

Cursos:

· Graduação: 30

· Preparatórios para residência: 7

· Pós-graduação: 13

SOBRE A AFYA EDUCACIONAL

A Afya é o maior grupo de faculdades de Medicina do Brasil em número de vagas de Medicina autorizadas pelo Ministério da educação (MEC): 1.352. A empresa nasceu em 2019 com o objetivo de ser a grande parceira dos profissionais médicos em toda a sua jornada de formação. Mas a história das unidades que compõem o grupo teve início em 1999, com a primeira faculdade de Medicina, em Tocantins, no Norte do país.

Por meio de suas unidades de ensino, a Afya atua desde a graduação - são 30 cursos, com destaque para a Medicina -, passando pelos cursos para provas de residência e outros títulos até a pós-graduação médica. O grupo aposta em uma abordagem metodológica inovadora, que combina conteúdo integrado, aprendizado interativo e uma experiência adaptativa para alunos de Medicina ao longo de sua formação profissional. Por meio de uma plataforma digital, a Afya oferece aos seus alunos acesso a materiais didáticos, incluindo tutoriais em vídeo, podcasts, materiais de leitura e questões práticas.

PRESS SERVICE

In Press Porter Novelli

Malu Molter – [email protected]

Phone: +55 11 3323-1574 / +55 11 98999-0049


Fonte: