às 16:35:00

Univaço investe tecnologia de ponta em Centro de Simulações

A Univaço ampliou e modernizou recentemente o seu Centro de Habilidades e Simulações Realísticas, com equipamentos de fabricação holandesa e alemã. Os manequins adquiridos são desenvolvidos com textura e densidade similar às estruturas anatômicas reais e reproduzem todos os sistemas e órgãos do ser humano, permitindo a realização de punção venosa, parada cardíaca, traumas, entubações e demais procedimentos médicos.

O investimento da faculdade proporciona aos alunos mais precisão e assertividade nas aulas práticas de ensino, pesquisa e extensão do curso de Medicina. O emprego da simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem busca associar de forma mais efetiva a teoria com a prática, por meio de metodologias ativas que integram disciplinas afins e promove a formação de médicos, com elevada competência técnico-científica, ética e política.

Além de melhorar as competências do estudante, os professores, também, são desafiados a desenvolver aulas mais criativas e complexas para os alunos, que favoreçam a construção do conhecimento a partir da observação e do manuseio dos manequins, evitando a exposição do acadêmico e do paciente aos riscos à saúde e à vida, além de propiciar uma melhor assistência pela capacitação prévia em ambiente simulado.

NenaSim simulador pediátrico

Para conhecer todos os benefícios dos equipamentos adquiridos pela faculdade, a professora Catarina Amorim participou de um treinamento na Holanda com um dos manequins, o NenaSim.

O NenaSim é o simulador pediátrico mais realista do mundo, desenvolvido pela Medical X com a Academia Norte-Americana de pediatria, para atender às necessidades de instruções e treinamento dos profissionais da saúde. Ele representa um bebê e simula uma grande variedade de condições, desde uma criança saudável, a um paciente em estado crítico sem sinais vitais.

“Ele respira, tosse, chora, tem pressão arterial e pulsação, ” exemplifica a professora Catarina. “Ele é extremamente realístico e interage com o aluno. De acordo com a conduta, ele responde, alterando os seus sinais vitais”, avalia a docente.

O simulador possui parâmetros de saída para configurar vários cenários. “Tive o prazer de participar desse treinamento e ver as infinitas possibilidades que o NenaSim nos oferece. É uma simulação real e isso, com certeza, vai tornar o aluno um profissional melhor tecnicamente, mais humano e confiante. Além de diminuir as chances de erros médicos no futuro. Fico muito feliz em trabalhar com simulação em uma instituição que busca o aprimoramento de todos da sua comunidade acadêmica”, ressalta.


Fonte: