às 14:35:00

Univaço convida comunidade para participar de evento de educação inclusiva

Univaço convida comunidade para participar de evento de educação inclusiva

Evento acontecerá no auditório da faculdade, no bairro Veneza, no próximo dia 24

Com o propósito de promover reflexões sobre a importância do outro, sem preconceito, no ambiente acadêmico, o Núcleo de Acessibilidade Pedagógica e Atitudinal (NAPA) e a Liga Acadêmica de Neurociências e Neurologia da Univaço promovem, no próximo dia 24 de abril, uma mesa redonda sobre acessibilidade atitudinal para toda comunidade.

O tema escolhido refere-se à atitude pessoal de cada indivíduo na luta contra preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações. Por meio do NAPA e da Liga Acadêmica de Neurociências e Neurologia a Univaço desenvolve, cotidianamente, propostas que atendem às limitações e possibilitam alunos, professores e funcionários a pensar sobre a condição humana e sua diversidade.

 

“É muito importante informar e sensibilizar a comunidade para a retirada de barreiras que impedem a efetiva inclusão de todo cidadão. Desenvolver uma educação cada vez mais inclusiva é fundamental para potencializar a capacidade de cada indivíduo, em seu processo de formação. É importante as pessoas se conscientizarem de seus atos e da sua influência na vida dos outros”, explica a coordenadora do NAPA, Niura Sueli de Almeida Martins.

 

A coordenadora da Liga Acadêmica, Melissa Ulhoa, destaca a relevância do tema na sociedade. “ Acessibilidade atitudinal é um tema muito amplo que vai além de limitações físicas e motoras e que todos nós podemos praticá-la. Ela trata da convivência interpessoal e o quanto respeitamos o nosso próximo. Na educação é essencial ter sensibilidade para integrar, observar e extrair o melhor de cada acadêmico. Reforçar esse conceito dentro da faculdade e ir além é o nosso objetivo”.

 

Sobre o evento

Mesa Redonda – aberto a comunidade
Dia:  24 de abril, as 19h

Local: Auditório Dr. José Alves Torres 

          Rua João Patrício de Araújo, 179 - Veneza, Ipatinga - MG

 

Temas e palestrantes: 

O psiquiatra, Fabrício Vinícius de Souza, em sua palestra abordará o tema:  "O papel do psiquiatra na Educação Inclusiva”. A neuropsicóloga, Luciana Freitas da Silva, falará sobre: "Como os profissionais da saúde contribuem para a acessibilidade no ambiente acadêmico: enfoque da neurociência”. E o tema do psicólogo, Tiago Barros Haussmann, será: "Desconstruindo a deficiência."


Fonte: