Medicina

COORDENAÇÃO DE PESQUISA - COPE

A Coordenação de Pesquisa (COPE) tem a missão de assessorar a Diretoria da Instituição nos assuntos relativos à pesquisa. Cabe, também, estimular, assessorar e supervisionar o Programa de Iniciação Científica (PIC) e o Programa de Iniciação à Docência (PID). Além de participar da organização de simpósios ou similares, que visem o debate da política de pesquisa da Instituição e à difusão do conhecimento científico.

O COPE mantem atualizado seu banco de dados sobre projetos de iniciação científica da Instituição e facilita o acesso a recursos das agências nacionais de fomento à pesquisa. As atividades da COPE também incluem orientação metodológica na produção científica, servindo de apoio técnico para o corpo docente e discente na elaboração de projetos de pesquisa.

O Programa de Iniciação à Docência (PID) possibilita o crescimento acadêmico do aluno de graduação e incentiva o interesse do estudante pela carreira docente do ensino superior. Oferece ao aluno a oportunidade de ser iniciado no exercício das atividades docentes e proporciona a ele acesso sistemático a novas práticas pedagógicas. O PID tem por objetivo estimular melhorias contínuas no processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas e a melhoria na qualidade do ensino de graduação. O programa é apoiado financeiramente, por meio de bolsa, obedecendo a edital e regulamento próprios – aprovados pelo CEPE –, disponibilizados pela SECAC.

O Programa de Iniciação Científica (PIC) permite ao aluno de graduação experiência no universo da pesquisa, com objetivo de despertar-lhe a vocação científica. Sob a orientação de um professor, e com o apoio do Coordenador de Pesquisa, são propiciadas condições para a realização de atividades que favoreçam o contato com o método científico. O PIC é apoiado financeiramente, por meio de bolsa, obedecendo a edital e regulamento próprios – aprovados pelo CEPE –, disponibilizados pela SECAC.