Medicina

COEX - Coordenação de Extensão

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO - COEX

Qual é o papel da Coordenação de Extensão

A Coordenação de Extensão - COEX é a instância encarregada de promover programas/projetos/atividades de extensão no âmbito da Instituição. A COEX é responsável por articular e organizar ações a partir de demandas da comunidade e apoia a aproximação da Instituição com o sistema municipal de saúde.

 

  

Quais são os objetivos da Coordenação de Extensão
» Produzir conhecimentos que sejam capazes de contribuir para a melhoria das condições de vida da população;
» Proporcionar o crescimento pessoal e acadêmico de discentes e docentes;
» Fomentar a integração academia-serviço por meio de ações sociais e de assistência;
» Incentivar a valorização das ações de saúde pública e do profissional generalista no curso de Medicina;
» Trabalhar em prol de questões que afligem a população, em articulação com administrações públicas – compromisso social da Instituição.

  

 Programas da Extensão

O Programa de Desenvolvimento de Extensão (PRODEX) tem o objetivo de estimular docentes e discentes a desenvolverem programas/projetos de extensão. O PRODEX é ofertado ao longo de todo o ano e dispõe de um programa de bolsas – predeterminadas – para apoiar financeiramente o aluno participante do programa. O PRODEX atende a um edital e regulamento próprios – aprovados pelo CEPE –, disponibilizados pela SECAC.

O Programa Internato em Saúde Coletiva (PROISC) promove a integração do curso de Medicina do IMES com o sistema municipal de saúde local, para auxiliar na qualificação do sistema de serviços de saúde.

 

O Programa de Atenção Ambulatorial (PAT) analisa a produção das ações de saúde ofertadas por meio da integração ensino-serviço, na rede de saúde do município de Ipatinga.

O Programa de Educação Continuada (PRO-ECO) é desenvolvido em conjunto com as demais coordenações e ligas acadêmicas, com objetivo de oferecer aos discentes e docentes do curso de medicina do IMES, oportunidades de formação complementar, voltada a temas de ética, ciência, cultura, serviços e políticas de saúde.

 

O Programa Jornada Acadêmica da Saúde (PROJACS) é encarregado de organizar, executar, acompanhar e avaliar a Jornada Acadêmica da Saúde. Trata-se de um evento anual, de cunho acadêmico-científico, oferecido aos docentes e discentes da Univaço, extensivo aos profissionais de saúde da região. O PROJACS objetiva, ainda, a criação de um ambiente favorável à participação dos discentes na apresentação de trabalhos, sob forma de temas orientados e dos docentes, mediante apresentações de teses e artigos publicados.