Medicina

Apresentação

A Univaço concebe princípios e conceitos fundamentais para a consolidação de sua missão institucional, apoiando-se em uma teoria que promova uma educação transformadora, emancipatória e que contribua com a qualidade de vida e promoção de uma sociedade mais justa e igualitária. Nesse sentido, visa desenvolver uma prática pedagógica que contemple tanto a dialética da sociedade quanto a dialética do indivíduo.

A Instituição dispõe de um ensino superior que não se limita à aprendizagem de habilidades instrumentais e conhecimento do mundo objetivo, mas que contempla outros saberes vinculados aos diferentes grupos sociais, à complexidade do mundo social e às necessidades mais íntimas do sujeito, advindas do mundo subjetivo e da sustentabilidade ambiental.

A aprendizagem contextualizada por meio das metodologias ativas e da diversidade dos cenários de aprendizagem, articulação da teoria e prática, flexibilização curricular e qualificação do corpo docente em termos de titulação acadêmica e, principalmente, de competências didático-pedagógicas são mecanismos e ferramentas de extremo valor, considerados no exercício da prática pedagógica promovida pela Instituição.

A Univaço conta com convênios com prefeituras e hospitais da região e da capital do estado para oferta de atendimento ambulatorial, atendimento de urgência e emergência e internato em Atenção Primária à Saúde. A Santa Casa de Misericórdia, em Belo Horizonte e o Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, por exemplo, são parceiros na oferta do Internato Hospitalar aos alunos.

Possui também convênio com a Universidade de Coimbra – Portugal. Essa parceria permite a internacionalização de seu ensino e de aprimoramento do ponto de vista acadêmico.

Proporciona a qualificação de seus docentes por meio da parceria com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/USP). São mais de 23 professores no programa de Pós-graduação Stricto Sensu.

Informações do Curso

Ato Autorizativo:
Renovação de Reconhecimento Portaria SERES Nº 675, de 15/10/2018
Duração:  06 anos (12 semestres)
Carga Horária Total: 8.240 horas
Turno: Integral
Modalidade: Presencial
Grau: Médico
Total de Vagas: 100 vagas anuais
Coordenação de Ensino: Flávia Albuquerque Magalhães
Coordenação de Curso: Letícia Guimarães Carvalho de Souza Lima